Quem não gosta de uma cidade que oferece sombras refrescantes em dias de calor escaldante? E de uma cidade arborizada? A Prefeitura de Contagem tem trabalhado para garantir as duas coisas e melhorar a qualidade de vida no município. Uma das ações para amenizar o clima da cidade é o plantio de árvores, que tem o objetivo de cultivar 2.460 mudas de árvores, distribuídas nas oito regiões. A iniciativa integra o Programa “Contagem Mais Verde”.
A Autarquia de Parques e Praças (Parc) já iniciou o trabalho e está fazendo a rearborização da avenida João César de Oliveira, um dos principais corredores viários do município. O plantio de mudas, que teve início no canteiro central, agora, segue nos canteiros laterais.
“Estamos plantando árvores adequadas para os espaços que nós estamos demarcando. São sibipirunas, vários tipos de Ipês, espécies nativas do Cerrado e da Mata Atlântica, nos quais Contagem está localizada”, explicou a bióloga da Parc, Érika Henriques Pacheco.
Segundo Érika, essas mudas vêm para compensar aquelas árvores que foram retiradas por estarem doentes, por serem inadequadas, caíram ou por terem sido suprimidas para a implantação do Sistema Integral de Mobilidade (SIM).
“Nós estamos vivendo um problema ambiental muito sério, a questão do clima. A nossa cidade, que é industrial, quer ser também sustentável com tudo se comunicando e todos vivendo em harmonia.”
Ação de plantio, que começou pelos principais corredores, pretende rearborizar a cidade tornando o clima mais agradável - Fotos: Ronnie Von/PMC
Nesta fase do projeto, para contar com o apoio dos comerciantes, a Prefeitura está fazendo uma campanha de conscientização para mostrar as vantagens da arborização e quanto pode ser muito agradável e saudável ter uma árvore na calçada do comércio, inclusive esteticamente.
A gerente da loja All Pé, Aline Cristina Evangelista, compreendeu as razões para apoiar o projeto, garantindo que vai ajudar a olhar, aguar e zelar pelo presente e pelo futuro da muda de Ipê Amarelo que foi plantada em sua porta, ao alcance dos olhos.
“É uma iniciativa muito bacana, realmente. A gente precisa ajudar a melhorar o clima e lutar para arborizar todas as cidades. É uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, mas seria legal que todas as prefeituras seguissem esse exemplo. Eu apoio demais essa iniciativa”, elogiou.
Comerciantes foram conscientizados sobre a importância da ação de plantio e aderiram ao programa - Fotos: Ronnie Von/PMC
Outro comerciante que também aprovou a ideia foi o dono da loja Mestre de Capas, Pedro Henrique Carvalho. “Um sombrinha neste calor faz muita diferença. Eu vou cuidar, olhando para ninguém vandalizar, aguando e, claro, torcendo para se tornar uma árvore bonita aqui na porta”, comentou ele agora como tutor da pequena muda de sibipiruna.
O diretor de Obras, Manutenção de Praças, Parques e Áreas Verdes da Parc, Rodinei Ferreira, que acompanhou a ação, ainda informou que a Prefeitura vai dar um selo verde às lojas que apoiarem o projeto de arborização.
“A arborização é um projeto bacana, porque vai reflorestar os principais corredores viários das oitos regiões, mas também é uma ação coletiva da Prefeitura com a sociedade civil, afinal a saída para a crise climática e seus efeitos é uma busca coletiva, com ações envolvendo todos os atores que compartilham o clima.”
Quem passou pela avenida João César de Oliveira também percebeu a movimentação dos servidores abrindo buracos na terra e colocando as mudas.
A aposentada e moradora do Santa Cruz Industrial, Célia Maria da Silva, 70, ficou feliz ao saber que, em um futuro não tão distante, Contagem poderá deixar para trás, o título cinza de cidade industrial para cidade mais verde. “Estamos todos sofrendo com esse calor. As ruas se parecem mais com desertos, sem sombra, sem frescor. Precisamos de árvores e um clima mais ameno”, ressaltou.